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ABRIR UMA EMPRESA!!!

Acordar às 5h da manhã e continuar até às 10h da noite, sem horário para almoço! Sim, trabalhar aos fins de semana! Sim, por vezes, perguntar porque fui abrir a tal empresa! Não, ele não sabe a solução!

Com certeza, já viu alguém em situação semelhante. Por mais que imaginemos os donos de empresas como empreendedores, na vida real não é bem assim.

É o que conta Michel Gerber, autor do livro “O Mito do Empreendedor” . As estatísticas comprovam: a maioria das empresas fecha as portas antes de completar o primeiro aniversário. Porquê?! É o tal mito do empreendedor. Mito porque a maioria daqueles que abrem uma empresa são técnicos e não empreendedores. Isso mesmo, técnicos.

Exemplo: O João é um óptimo programador de computadores, um dia, resolveu abrir uma empresa de software. A Maria cozinha que é uma beleza, quem não gosta da comida da Maria…, um dia “pôs na ideia” e abriu um restaurante. E aqui começa a mais importante lição: ser muito bom numa actividade não significa que vai ser muito bom a gerir um negócio. O facto de o João ser um brilhante programador não significa que ele vai criar uma empresa de software de sucesso.

Uma empresa precisa de três personagens para crescer. O primeiro é o empreendedor, aquele que vive no futuro, determina o rumo da empresa e exerce a liderança. Outro é ogerente, aquele que é pragmático, planeia e torna as coisas previsíveis. Por fim, vem otécnico, que é importante também, é o executor. Qualquer empresa precisa ter os três personagens para obter sucesso e mesmo que o João seja o único funcionário da empresa, ele terá que administrar o tempo para saber actuar dentro destes três personagens.

E a Maria? Primeiro, a boa notícia: o restaurante cresceu, ela até contratou dois funcionários, um é garçom e o outro, cozinheiro. É Cozinheiro, mas faz de tudo um pouco, sabem como é… A má notícia é que nem sempre a comida sai tão boa quanto a da Maria, o atendimento… o atendimento é outro problema, pedidos trocados e demoram para servir… O facto, é que alguns clientes reclamam e já não acham a comida do restaurante tão boa …

Solução: O primeiro passo é descrever qual é o “objectivo básico”. Porque é que o João e a Maria criaram duas empresas? A quem eles querem ajudar? Este “objectivo básico” pode ser também chamado de missão.


O
segundo é estabelecer o organograma da empresa. Mesmo que seja uma empresa bem pequena é importante definir quem faz o quê. Uma mesma pessoa pode exercer mais que uma função. O João, por exemplo, está em todas as posições do organograma, mas é importante que ele tenha bem claro que exerce as funções nas áreas de marketing, finanças, na gerência ou até mesmo na limpeza.

Por fim, todos as actividades devem ter sido pensadas e oficializadas por escrito. Um negócio deve ser previsível. Para facilitar a hierarquia das actividades, deve-se ter em conta a importância de um organograma bem definido. A Maria poderia criar um Manual de Procedimentos do sector de atendimento ao cliente. Neste manual, estaria explicado como o garçom deveria conduzir as suas actividades. Seguindo o manual, já pensado da melhor forma pela Maria, independente do garçom que lá esteja, o atendimento será sempre o mesmo.

Pense no exemplo McDonald´s, criando procedimentos bem definidos, funcionários bons, seguindo o manual, vão conseguir prestar um serviço formidável.



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