twitter


Etiqueta e Boas Maneiras 

O Cartão de Visitas
Um cartão de visitas é o aperto de mão que deixamos com alguém. É a expressão visual da nossa identidade. E, por isso mesmo, importante no momento em que o entregamos a quem acabamos de conhecer ou a uma pessoa que reencontramos com quem desejamos retomar contacto.
Profissionalmente, eles identificam o portador indicando sua ocupação, cargo, localizando em que empresa trabalha etc.
- O visual do cartão deve ser o mais limpo possível. Se você trabalha numa empresa, provavelmente ele levará o logotipo da mesma, o seu nome e cargo no centro. Em baixo, à esquerda, o endereço com telefones e fax e a direita seu e-mail.
- Não há nenhum motivo para exibir cores exóticas num cartão de visitas. A não ser que sua profissão exija que, você demonstre o quanto pode ser criativo até mesmo no cartão de visitas.
- Todas as informações devem estar actualizadas. Mudanças de telefones e e-mails, exigem mudança de cartão e não rabiscar a alteração às pressas no momento da entrega do mesmo.
- O melhor momento para trocar cartões - vai depender das circunstâncias. Normalmente, numa reunião com mais de três participantes onde as pessoas acabam de se conhecer, os cartões são trocados logo no início. Fica mais fácil localizar quem é quem. Se, no entanto, são apenas duas pessoas num primeiro encontro e a conversa já está fluindo bem, pode perfeitamente trocar cartões na hora da despedida.
- Se a ocasião é social, você conheceu alguém e lhe interessa continuar o contacto seja discreto/a: despeça-se e, apenas na hora de ir embora, entregue-lhe o seu cartão. Ainda assim, sem chamar muita atenção, afinal, trata-se de uma reunião social.
- Finalmente, se alguém lhe entrega um cartão, o mais cortês seria retribuir o gesto . Como muitas vezes não estamos com eles à mão, ainda assim é gentil mostrar boa vontade e anotar o nome e telefone em um papel e entregá-lo à pessoa em questão.
- Justamente por exigir que sejam trocados, os cartões não devem ser distribuídos a torto e direito, mas apenas entregues a pessoas com quem desejemos de facto desenvolver um relacionamento profissional ou de amizade.
- Atenção: nem pense em dobrar a pontinha. É muito, mas muito deselegante e fora de moda.
- Porta cartões podem parecer supérfluos mas não são: eles protejem, evitando que as bordas fiquem sujas ou gastas. Portanto, invista num bom porta-cartões, para gardar os seus.

Fonte: http://botabaixo.weblog.com.pt/arquivo/cat_etiqueta_e_boas_maneiras.html

0 comentários:

Enviar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Postagens e Comentários

Este blog tem: postagens e comentários

Mensagens mais lidas.