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Etiqueta - Apresentações

Apresenta-se sempre a pessoa menos importante à mais importante e a mulher é, do ponto de vista das Boas Maneiras, mais importante que o homem. Assim, apresenta-se um homem a uma mulher, alguém a uma autoridade, uma pessoa mais nova a uma mais velha, etc. A pessoa mais importante estende a mão à que lhe foi apresentada ou faz um aceno de boas vindas, e ela é quem faz a primeira saudação: "Como está?", ou "Muito prazer" ou, entre os mais jovens, simplesmente um "Olá!".
Fora de uma apresentação, quando um funcionário encontra seu chefe, é dele a obrigação de saudar, por exemplo, dizer ''bom dia'', ao superior. Estender a mão, porém, é prerrogativa do chefe. Quem estende a mão é o funcionário mais graduado, o mais velho, a mulher - porque cabe a eles decidir se devem ou não ter a iniciativa.
Essa regra pode permitir certas infrações compreensíveis e toleráveis. Por exemplo: uma miuda muito empolgada com o seu namorado, talvez diga a ele: "Quero que você conheça a minha família. Esta é minha mãe, este meu pai, esta minha avó!"
O homem sempre se levanta para cumprimentar uma mulher, ou alguém hierarquicamente superior. A mulher não precisa de se levantar para cumprimentar outra, salvo em três casos: quando não directamente convidada, para ser apresentada à anfitriã; se convidada, no decorrer do evento dela, se aproxima da anfitriã para saudá-la; e a mulher mais nova ao ser apresentada a uma senhora mais velha.
Porém, mesmo entre jovens e até nas apresentações mais informais, quando é dito apenas um "Oi fulano!...Oi fulana!..." entre os apresentados, a primazia do sexo feminino pode ser observada. Se o rapaz espera uma fracção de segundo, poderá dizer o seu "Oi fulana" depois da garota dizer o seu "Oi fulano". Esse infinitamente pequeno detalhe vai fazer diferença, mostrando que é um indivíduo sensível a valores, e para quem todo conhecimento novo pode ser o início de um relacionamento sincero e respeitoso. Além disso, tomando-se o cuidado de observar essa regra, os cumprimentos nunca serão pronunciadas ao mesmo tempo pelas duas partes.
Apresentações entre iguais. Um grupo de jovens, ou quando nenhuma das partes pode ser considerada notavelmente "mais importante", ou ainda na auto-apresentação entre duas pessoas, o que deve guiar a apresentação é o critério de território, isto é, o principal é o que é abordado, o que está parado. O que se aproxima diz quem é, e aguarda que a pessoa abordada responda com cordialidade e aceitação. Este responderá, dizendo o nome e estendendo a mão àquele que o está abordando.
Os mesmos critérios valem para o caso de um indivíduo que se aproxima de um grupo. No entanto, geralmente alguém se põe como interlocutor de um e de outro lado. Este dirá o nome das pessoas do seu grupo, durante a apresentação. O interlocutor do grupo que se aproxima identifica-se e, depois de ser aceite por alguém do grupo abordado, faz as apresentações dos companheiros. Os do grupo abordado irão estender a mão e dizer as expressões costumeiras de simpatia e aceitação a cada indivíduo apresentado pelo interlocutor.

http://botabaixo.weblog.com.pt/arquivo/cat_etiqueta_e_boas_maneiras.html



Ver Site: http://www.centroatl.pt/edigest/edsuplem/edicoesup/exec3vida2.html


Ver Site: http://wiki.organizandoeventos.com.br/index.php?title=Etiqueta_e_Boas_maneiras_-_Rela%C3%A7%C3%B5es_humanas

1 comentários:

  1. Excelente,já há bastante tempo que procurava algo assim configurado

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